Enólogo Paulo Laureano lança ‘cromos’ dos “Notáveis Jogadores de Futebol”

Logo
L’AND Vineyards Resort apresenta L´and Made Store
23 de Outubro de 2013
Barcos-cascais
Chef Miguel Laffan conquista Estrela Michelin para o Alentejo
27 de Novembro de 2013

Enólogo Paulo Laureano lança ‘cromos’ dos “Notáveis Jogadores de Futebol”

Paulo Laureano Vinus

Enólogo Paulo Laureano e Sport Lisboa e Benfica lançam cromos dos “Notáveis Jogadores de Futebol” do Clube 

  • Cosme Damião, Eusébio, Coluna, Mário João, Shéu e Humberto Coelho são os primeiros homenageados do Enólogo Paulo Laureano
  • Caricaturas são da responsabilidade do cartoonista Ricardo Galvão
  • Cariz social do projeto: Parte das receitas deste projecto revertem para a Fundação Benfica

 

No dia 18 de Novembro, chega ao mercado um vinho de excelência com uma nova coleção de cromos pelas mãos do Enólogo Paulo Laureano e do Sport Lisboa e Benfica (SLB), que juntos lançam o Vinho Premium Escolha Tinto 2010 cujo rótulo está caricaturado com figuras como Cosme Damião, Mário Coluna “O Monstro Sagrado”, Mário João, Humberto Coelho, Shéu e o “Rei” Eusébio.

Utilizando como critérios de eleição, o número de títulos conquistados, o número de jogos em que participaram, as vezes que envergaram a faixa de capitão, o SLB elegeu 25 notáveis jogadores da sua história, a que se juntam outros 10 campeões ou bicampeões europeus. Estes 35 extraordinários jogadores construíram, com muitos outros a história deste clube.

“A história nunca se esquece. Os grandes clubes de futebol constroem-se pela ação de grandes jogadores, que ao longo de décadas encantam e fazem sonhar multidões de adeptos. Por isso mesmo a sua presença nas nossas memórias deve ser constante. O futuro, que podemos construir, o presente que vivemos são determinantes. Mas o passado que nos orgulha deve ser sempre uma referência para o presente e um sinal para o futuro. É com base nesse pressuposto que desenhei nas minhas vinhas da Vidigueira, no Alentejo, um vinho Premium que homenageia todas estas glórias” explica o enólogo Paulo Laureano.

Recuperando um conceito que acompanhou as nossas infâncias, como são as coleções de cromos dos jogadores de futebol, a forma como este vinho nos vai chegar é inovadora e desafiante. Para tornar esta coleção ainda mais aliciante, o cartoonista Ricardo Galvão, que já nos habitou às caricaturas dos jogadores de futebol e cuja presença nas páginas do jornal A Bola é uma referência, produziu um conjunto de 35 novas caricaturas destes jogadores, na forma mais pura, simplesmente a lápis. São estas caricaturas que decoram os rótulos do vinho. Cada garrafa possui a caricatura de um dos jogadores e está fechada num tubo, para que o jogador só seja revelado após a abertura do mesmo. Podemos assim adquirir este vinho como se de uma coleção de cromos se tratasse. Podemos colecionar e trocar estes notáveis jogadores até termos a coleção completa. Para tornar mais amplo o conceito, dentro de cada tubo está ainda um póster com a caricatura do jogador em questão, num formato A3.

Este é um projeto que decorrerá ao longo dos próximos 3 anos com lançamentos semestrais de 6 jogadores. A coleção que se inicia agora traz-nos as caricaturas dos seguintes jogadores:

COSME DAMIÃO é uma figura mítica do Benfica, onde jogou 9 épocas. A sua ação como fundador e dirigente é fundamental para a história do clube, onde foi igualmente o treinador com mais tempo no comando da equipa, 18 épocas.

MARIO COLUNA, conhecido como o “Monstro Sagrado” teve na década de 60 do século XX, um período de ouro ao serviço do Benfica: 8 campeonatos nacionais, em 10 possíveis, 2 campeonatos europeus. Está entre os 100 melhores jogadores de futebol do século XX.

MÁRIO JOÃO, foi campeão europeu duas vezes, 3 vezes campeão nacional e ganhou 2 taças nacionais. A sua exuberância competitiva ainda hoje é lembrada no notável desempenho na final de 61, contra o Barcelona, em que eclipsou a estrela húngara da época Czibor.

HUMBERTO COELHO, foi um dos centrais fora-de-série do Benfica, considerado “o guarda-mor do templo vermelho” pela segurança que imprimia ao seu sector. Foi também um dos defesas de maior veia goleadora da história do futebol mundial, com 68 golos.

SHÉU, foi um brilhante centro-campista que ao serviço do Benfica ganhou nove Campeonatos, seis Taças e duas Supertaças. A sua forma elegante e eficaz de jogar marcou sempre o seu percurso. Transportou a braçadeira de capitão, mostrando-se um eficaz comandante.

EUSÉBIO, o “Pantera Negra”, assim apelidado pela sua velocidade, destreza, elegância, potência e competitividade, é um jogador mítico do Benfica e do futebol mundial. Qualquer descrição será sempre curta para expressar a sua grandeza.

 

O Vinho

O vinho escolhido não poderia ficar aquém da importância destes jogadores. Paulo Laureano selecionou um lote de Aragonez, Trincadeira e Alicante Bouschet, que depois de fermentado em lagares estagiou 12 meses em barricas de carvalho francês e quase dois anos em garrafa. É um vinho alentejano marcado pela elegância, com uma estrutura e uma longevidade bem definidas. As notas das frutas negras em compota mesclam-se com as notas de especiaria, conferindo profundidade e elegância ao aroma. Na boca a sua estrutura, frescura e persistência, distinguem-no. Preservando a filosofia do enólogo de exclusividade e orgulho nas castas nacionais. Este DOC Alentejo Paulo Laureano Premium Escolha Tinto 2010, foi desenhado em exclusivo para este projeto e terá um PVP de 13,99 euros/tubo. O vinho estará à venda na Megastore do Benfica, nas Casas do Benfica que aderiram ao projeto em Portugal e no Estrangeiro, em várias garrafeiras selecionadas e através dos importadores da Paulo Laureano Vinus.

Este é, também, um projecto de cariz social. Quer o Paulo Laureano Vinus, quer o Sport Lisboa e Benfica, vão abdicar de uma parte dos seus lucros, os quais reverterão a favor da Fundação Benfica, que os utilizará nas diversas ações sociais que protagoniza.

Humberto CoelhoSheuCosme

 

 

 

 

 

 

 

ColunaMario JoaoEusébio

 

 

 

Os comentários estão fechados.